Skip to content

.

FAQ

Perguntas frequentes

A sigla DOT vem do nome do projeto em inglês, Deaf Owned Translation. Em uma versão livre em português usamos Tradução Bíblica Própria dos Surdos. O DOT Brasil é um trabalho missionário de tradução da Bíblia para a Língua Brasileira de Sinais, que está ligado à Universidade UniEvangélica e é um Projeto de Extensão Universitária número 027/2020.     

O DOT começou em julho de 2017, com o Primeiro Encontro Nacional de Tradução da Bíblia, em Brasília, organizado pela missão norte-americana, Wycliffe Associates. Até 2020 foram realizados cinco Encontros Nacionais e a partir de abril de 2020, este movimento de tradução se transformou em um projeto missionário formal, o DOT Brasil.

O DOT Brasil conta atualmente com cinco equipes de tradução em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Além disso, temos equipes de criação de sinais em Uberlândia e Anápolis e contamos com teólogos bilíngues de Belém e da Bahia, além de voluntários de várias regiões do Brasil. Ao todo somos 37 pessoas com dedicação integral e mais de 20 voluntários.

Para montar um Polo DOT com uma equipe fixa de tradução é preciso ser surdo bilíngue ou TIL com alta habilidade nas duas línguas (Libras e Português) e ter disponibilidade de 20 horas de trabalho semanais; é importante ter conhecimento de teologia; ser um cristão evangélico atuante em uma igreja local e montar uma equipe com pelo menos quatro pessoas: dois surdos tradutores e dois intérpretes. Também é necessário ter uma o apoio de uma igreja local que ceda um local de trabalho para a equipe.

Você pode ser um intercessor, um mantenedor individual ou uma igreja parceira. Veja como na página QUERO FAZER PARTE. 

Você pode fazer parte de um dos grupos de intercessão do Projeto de Tradução Bíblica Própria dos Surdos e receber semanalmente os motivos de oração e de agradecimento. Basta se inscrever neste link.

Claro! Temos orado muito por igrejas parceiras que entendam a urgência de alcançar os surdos brasileiros com a Palavra de Deus na própria língua deles. Se a você quer ser uma igreja parceira do DOT Brasil, por favor, entre em contato pelo email: [email protected] ou mande uma mensagem para (61) 99119-8493

Sim. Um dos nossos alvos é mobilizar as igrejas e os cristãos para se envolverem com a comunidade surda. Será um prazer falar em sua igreja, em um culto ou conferência missionária ou fazer uma oficina de tradução. Basta entrar em contato pelo email: [email protected] ou (61) 99119-8493