Notícia

Live de Lançamento do Evangelho de João

Live de Lançamento do Evangelho de João

Surdosbrasileiros lançam o Evangelho de João em Libras

Este é oprimeiro livro de uma versão bíblica que está sendo traduzida para LínguaBrasileira de Sinais pelos próprios surdos.

 

O mês de setembro é marcado porduas importantes datas nacionais para a comunidade surda brasileira: Dia Nacionaldo Surdo e Luta pela Inclusão, 26 de setembro e Dia Nacional do Intérprete deLibras, 30 de setembro. Por isso, o DOT Brasil, Projeto de Tradução BíblicaPrópria dos Surdos, gerido pelo Centro Universitário UniEvangélica, de Anápolis,lança em setembro o primeiro livro da Bíblia traduzido pelos próprios surdoscristãos no Brasil.

Porque isso éimportante:  de um lado, a Bíblia é o livro mais traduzido dahistória. De outro, são conhecidas mais de 400 línguas de sinais no mundo. Noentanto, apenas uma dessas línguas de sinais, a norte-americana, tem toda a Bíbliatraduzida. O projeto de tradução da Bíblia para Libras no Brasil é um feitoinédito porque a metodologia DOT (Deaf Owned Translation) capacita os própriossurdos a serem os tradutores da Bíblia para a sua própria língua. Além disso, ossurdos são um dos 8 segmentos menos evangelizados no nosso país.

Um poucos sobre oProjeto DOT Brasil: começou no Brasil em2017, quando foi realizada a primeira oficina de tradução bíblica para Libras emBrasília, com o apoio da missão Wycliffe Associates, que criou a metodologia DOTe trabalha ensinando e apoiando comunidades surdas ao redor do mundo adesenvolverem projetos de tradução. Hoje o DOT é um Projeto de Pesquisa eExtensão Universitária, colaborativo, comuitário e com direitos autorais abertos.

 

Nosso objetivo final é a Bíblia traduzida emLibras, gravada em vídeo e acessível gratuitamente em computadores, tablets ecelulares.